publicado
05/11/2018 12h30,


última modificação
05/11/2018 14h14

A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SPU/MP) promove na quarta-feira (07), das 9h às 18h, na sede da Procuradoria da República em Florianópolis (SC), uma oficina de capacitação em Gestão de Praias para representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

O evento possui caráter regional, devendo acontecer também em Fortaleza (CE), no dia 22 de novembro, e Salvador (BA), no dia 5 de dezembro, com o objetivo de estimular o aumento no número de adesões de prefeituras à transferência da gestão de praias para seus municípios.

A iniciativa das capacitações regionais faz parte da cooperação entre a SPU e o Ministério Público Federal para implementação do Plano de Capacitação Geral para Transferência da Gestão das Praias Marítimas Urbanas aos Municípios. Além da Secretaria do Patrimônio da União participam do plano o Ministério do Meio Ambiente e órgãos de Meio Ambiente dos estados e municípios.

As oficinas foram estruturadas para elucidar dúvidas quanto à transferência da gestão das praias marítimas urbanas e favorecer a integração entre os setores públicos com o propósito de intercâmbio de experiências relacionadas à gestão costeira. A programação inclui a leitura detalhada do Termo de Adesão à Gestão de Praias dentro do que prevê a Portaria SPU 113/2017, orientações sobre planejamento integrado da faixa costeira e rotinas de fiscalização, bem como informações sobre o teor de contratos de destinação e sobre ações judiciais e termos de ajustamento de conduta aplicáveis ao tema.

Em Florianópolis (SC), a capacitação será realizada no auditório da Procuradoria da República à rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4876 – Centro Executivo Luiz Elias – Torre 3, Bairro Agronômica.

Fonte: Governo Federal

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.