Uma longa e detalhada reportagem da BBC revelou recentemente que os bots são determinantes na política brasileira desde 2014. Os sistemas automatizados estariam gerando uma democracia ciborgue, com o objetivo de criar uma cortina de fumaça nos debates através do Twitter, Facebook e WhatsApp.

No Braincast 266, Carlos Merigo, Alexandre Maron, André Pontes do NBW e Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, criador do PegaBot, debatem a capacidade da propaganda política computacional de alterar a nossa percepção da realidade, se aproveitando do efeito manada para manipular a opinião pública e inflar números.

> OUÇA através do player abaixo ou pelo SPOTIFY:

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

> 4:20 Pauta principal
> 56:35 Qual é a boa?

TORNE-SE ASSINANTE DO BRAINCAST

Patreon: patreon.com/braincast
Apoia-se: apoia.se/braincast

Críticas, comentários, sugestões para [email protected] ou nos comentários desse post.

> Edição: Caio Corraini
> Sound Design: Caco Teixeira
> Arte da Capa: Johnny Brito

Fonte: B9

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.