Crédito: arquivo pessoal

Carlos Augusto Montenegro, de 64 anos recém-completados, carrega uma trajetória marcada por conquistas, tradição e fortalecimento de uma das principais marcas do Brasil, o Ibope. O instituto presta serviços à sociedade há 75 anos. Além de comandar as grandes pesquisas, ele analisa bem os principais fatos que podem repercutir na vida dos brasileiros, a partir das amostras realizadas pelo grupo. Ele também já conquistou título de campeão brasileiro de futebol e se dedica muito à sua mulher.

Carlos Augusto Montenegro iniciou a sua carreira no Ibope em 1971, seis anos antes de se formar em economia pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Sua grande motivação para o trabalho e a sua atuação com bastante responsabilidade e profissionalismo o fizeram alcançar voos mais altos dentro do grupo. Com ideias bastante avançadas, ele se tornou um homem essencial à estrutura do Ibope. Todo o sucesso ele atribui a um alicerce bem forte: “Respeito dos clientes e da opinião pública”.

O profissionalismo e a dedicação de Carlos Augusto Montenegro são reconhecidos pelos principais segmentos da sociedade. Com ele, o Ibope tem valorizado a sua marca como empresa que conhece e analisa o comportamento das pessoas na política, no consumo e na utilização de serviços, adotando métodos de trabalho cada vez mais avançados. É por isso que, cada vez mais, ele também é bastante respeitado por veículos de comunicação, agências de publicidade e anunciantes, para os quais presta auxílio na tomada de decisões sobre os seus investimentos.

Foi com a presidência de Carlos Augusto Montenegro que o Ibope se transformou em uma holding que reúne grandes empresas no Brasil. Além de ter sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, o grupo tem filiais espalhadas pelo país e que atuam para a melhor compreensão da diversidade de comportamentos das pessoas. São mais de 3 mil funcionários atuando no dia a dia para que os resultados sejam os mais fiéis possíveis e retratem bem a realidade brasileira.

E não para por aí. Carlos Augusto Montenegro avançou fronteiras e já fez o grupo se expandir para diversos países, como, por exemplo, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, Chile, Costa Rica, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Paraguai. Com isso, ele se tornou o precursor dos primeiros serviços de mediação de TV, por meio do people matters. Tudo isso só fortalece a história de conquistas e tradição da marca, cujo trabalho é bastante importante para o país, principalmente em períodos eleitorais.

Uma série de trabalhos de amostragem sobre intenções de voto já vem sendo realizada, neste ano, no Brasil. Apesar de dizer que somente após o dia 7 de abril, prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas, que os nomes poderão ser trabalhos oficialmente, Carlos Augusto Montenegro continua comandando pesquisas sem ignorar figuras do quebra-cabeça do período pré-eleitoral.

Montenegro diz que Neymar reúne mais fãs do que vários clubes

É por isso que o presidente do Ibope afirma que continuará colocando o nome de Luciano Huck nas pesquisas presidenciais, apesar de o apresentador de TV ter se autodeclarado não candidato em novembro. Carlos Augusto Montenegro acredita que, caso Lula seja impedido de se candidatar, há possibilidade de o apresentador de TV herdar “praticamente todos os votos” do líder petista nas classes C, D e E, conforme disse em entrevista concedida à Folha de S. Paulo.

Luciano Huck pede para não ser excluído de pesquisas eleitorais

Esses segmentos da população são um dos principais focos do programa televisivo de Huck, que tem, entre os seus principais blocos, a divulgação da vida de pessoas que querem melhorar a situação da família, com direito à reforma da casa e de carros. A hipótese é de que ele abriria caminho para um possível assédio do DEM e do PPS. Carlos Augusto Montenegro observa, ainda, que, assim como o de Lula, o nome do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ainda é incerto para as eleições.

Carlos Augusto Montenegro e Botafogo

No entanto, a trajetória do executivo não se faz apenas dentro do Ibope. A história de Carlos Augusto Montenegro também remete a de um dos clubes de futebol mais antigos no Brasil. Ele presidiu o Botafogo entre 1994 e 1996, conquistando o título de campeão brasileiro (1995). Além disso, o homem dos negócios e do futebol também conseguiu resgatar a sede social do clube.

Carlos Augusto Montenegro e esposa

Toda a dedicação dispensada por Carlos Augusto Montenegro à vida tem uma grande motivação familiar por trás. É na sua esposa, Maria Pia Marcondes Ferraz, que ele encontra as principais forças para seguir uma atuação com bastante profissionalismo, mas, também, com sensibilidade. O casal está junto desde que se conheceu, em maio de 2012. “É a mulher da minha vida”,destaca ele, para expressar todo o amor a ela. Eles vivem no Rio de Janeiro. E vivem intensamente.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.