Crédito: MegaSoares – QRCode

Uma startup de Maringá, com o apoio do Sebrae TEC, trabalhou cerca de três anos e, finalmente, tirou do papel a criação de um conceito de loja que, nas palavras de um dos sócios, “virou o varejo de ponta cabeça”. Trata-se de uma loja física, a Mega Soares QRcode, na qual as compras são feitas exclusivamente por QR Code.

Estabelecida na Avenida Mandacaru, 695, a Mega Soares QRcode, segundo o sócio Fagner Soares, segue uma tendência internacional que prevê o fim das lojas físicas nos modelos tradicionais e que vem sendo amplamente discutido nos congressos internacionais, como no conhecido evento novaiorquino, há anos realizado em todos os janeiros.

Na loja não há absolutamente nenhum produto físico em exposição – o foco são eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Todos eles ficam em painéis eletrônicos e, para efetuar a compra, basta o cliente baixar o aplicativo da loja, acionar o QRcode do smartphone e preencher o cadastro e fazer o Check out on-line.

A plataforma, o aplicativo, os painéis eletrônicos e a automação do QR Code, além dos conceitos, foram desenvolvidos pela startup. A loja da Mandacaru é a primeira da América Latina a seguir o conceito de vendas via QRCode para eletrodomésticos em geral.

“Na loja temos apenas uma pessoa para fazer a jornada assistida, ou seja, orientar o cliente na primeira compra. Depois que ele aprende, pode entrar, comprar e sair, sem sacolas e sem falar com ninguém. Os produtos são entregues em até sete dias e os preços são menores do que os praticados na maioria das lojas tradicionais”, garante Soares.

Os preços competitivos foram conseguidos por meio de redução de custos operacionais, acabando com vendedores, investimentos em estoques e custos de logísticas. E, por outro lado, fazendo parcerias diretamente com os fabricantes e distribuidores. “Inclusive o local da loja, em um bairro, tem custo menor e também segue uma tendência internacional”, disse.

A loja funciona 24 horas por dia, pois os painéis, com rotação automática dos produtos expostos, podem ser utilizados pelo cliente mesmo ele estando do lado de fora. Os painéis ficam na vitrine e “no futuro faremos parcerias com grandes redes, por exemplo, de supermercados, para instalar os nossos painéis em toda a cidade”, revela.

Quem preferir, pode simplesmente usar o site. A Loja também oferece um espaço interativo, com internet e cafezinho, para encontros e reuniões.

 

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.