Crédito: BeeCâmbio

Desde o dia 15 de junho, países que compõem a chamada União Europeia (UE) eliminaram a cobrança de roaming.

Mas o que é União Europeia e roaming? Basicamente, a UE é uma união econômica e política, composta por 28 países que apresentam acordos em comum, sendo integrados economicamente, socialmente e politicamente. Enquanto o roaming, é uma taxa cobrada para que seja possível você fazer e receber ligações fora de seu país de origem.

Pois bem, a ideia é que você não precise pagar nenhuma taxa adicional e nem comprar um outro chip quando você transitar de um país membro para outro. Por exemplo, se você for fazer uma viagem que começa na França e termina em Portugal, você pode utilizar esse mesmo chip para os dois países, sem precisar trocá-lo. É muito mais prático e rápido.

Mas fique atento para uma ressalva: o Reino Unido, que hoje faz parte da UE, está planejando se desvincular desse bloco em breve (processo esse chamado de Brexit). Se isso de fato acontecer (o prazo é de dois a quatro anos), países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não farão parte mais desse acordo.

Outro fator importante é conhecer à risca todos os países que compõem a UE. Em ordem alfabética estão Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Sobre a compra de chips por lá, é super fácil. Você pode encontrar lojas de operadoras em estações de trem, aeroportos, shoppings, entre outros. Seu valor varia de 10 a 15 euros. Escolha o melhor custo benefício para você e fique conectado durante toda sua viagem.

Fonte: https://www.beecambio.com.br/blog/uniao-europeia-elimina-cobranca-de-roaming/



​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Central da Pauta.